É difícil lembrar de todas as conversas que o time comercial faz com seus prospects e clientes. Uma mesa coberta de post-its, planilhas e mais planilhas em excel ou um quadro na parede cheio de cartões de visita não são as soluções mais eficientes e práticas que existem.
Se você ainda fica vasculhando suas mensagens de e-mail buscando informações que precisa para fechar propostas e orçamentos, pode levar o dobro do tempo necessário.
E o que é pior: os acompanhamentos e os prazos passam despercebidos fazendo com que muitos negócios se percam pelo caminho.
Você sabia que um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) é o software que mais cresce no mercado hoje? Segundo uma pesquisa da Grand View Research até 2025, as receitas do setor deverão atingir mais de U$ 80 bilhões.
Mas o que é CRM?
É uma ferramenta (software), local central onde você pode organizar os detalhes relacionados aos seus clientes, em todos os departamentos da empresa. Qualquer pessoa com acesso ao CRM pode acompanhar e gerenciar a jornada dos clientes em potencial e contatos que interagem com sua marca, site ou produto.
Os CRMs trabalham para uma infinidade de modelos de negócios em vários setores, incluindo tecnologia, serviços de negócios, varejo, bancos, manufatura, segurança, comunicação e mídia.
Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é importante porque faz a coleta, organiza e gerencia todas as informações relacionadas a negociações de vendas. Isso permite que você acompanhe a jornada para cada lead ou cliente com o qual você interage e se comunica.
Os CRMs ajudam a melhorar a comunicação com esses consumidores, aprimorar o atendimento a clientes, gerenciar dados nas equipes de vendas, marketing e suporte.
Embora todos os aspectos do seu negócio mereçam atenção, o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é um dos mais importantes. Como você forma e mantém as interações entre você e seus clientes faz a diferença em retê-los. Ao mesmo tempo, você precisa criar novos leads e impedir que os possíveis compradores se interessem por um de seus concorrentes.
Neste artigo vamos abordar seis motivos pelos quais sua emissora de rádio ou TV precisa de um CRM para crescer melhor e de forma escalável:
Eleve a comunicação interna
Embora o software de CRM melhore o relacionamento entre você e seus clientes, também é uma ferramenta interna vital que permite aos departamentos que se comuniquem e se organizem melhor uns com os outros.
A equipe de vendas não precisa se perguntar o que o marketing está fazendo, porque o banco de dados indica o objetivo de uma campanha promocional específica. O marketing pode obter números de vendas anteriores e ver tendências, para que possam determinar ações em conjunto em relação aos resultados e metas.
Além de ajudar as vendas e o marketing a se comunicarem melhor, o software CRM permite que a liderança entenda as complexidades dos relacionamentos com cada cliente. Pode fazer alterações que melhoram o alcance e a retenção.
É importante que as equipes de marketing e vendas estejam alinhadas e os sistemas de CRM são a solução perfeita para ajudar as organizações de mídia a alcançarem esse objetivo.
Reduza os custos com TI
No passado, talvez fosse necessário contratar uma equipe de TI completa para manter seus bancos de dados atualizados e não perder informações vitais do cliente. No entanto, cerca de 87% dos CRMs atuais funcionam na nuvem .
Isso significa gerenciamento remoto de TI e menos pessoas que você precisa contratar para manter as informações atualizadas e o sistema funcionando sem problemas. Sua empresa vai economizar com custos de tecnologia usando um sistema pronto que não precisa ser criado do zero.
Quando você reduz os custos de TI, pode investir em outras áreas, como treinar sua equipe de vendas ou criar oportunidades de criação de equipes. Talvez você precise atualizar seu próprio equipamento e terá mais recursos para isso.
Aumente a produtividade
A implementação de CRM em toda a empresa ajuda a aumentar a produtividade porque o tempo não é desperdiçado tentando rastrear as informações necessárias para concluir uma tarefa. Além disso, o software CRM cria interações consistentes entre diferentes departamentos e padrões tornam-se reconhecíveis, permitindo que as pessoas trabalhem de forma mais independente e economizando tempo. Todas as informações estão em um único local.
Você não precisa dar acesso a todos os funcionários para que vejam o banco de dados de vendas. No entanto, pode criar configurações personalizadas para que o time de vendas possa ver as informações mais pertinentes para concluir seu trabalho.
Entenda melhor seus clientes
Cerca de 75% dos clientes dizem que têm mais probabilidade de fazer negócios com uma empresa após uma experiência positiva. Um CRM simplifica todos os dados sobre seus clientes.
Se um técnico está em campo, ele simplesmente obtém informações e pode ver rapidamente se alguém teve queixas anteriores e se esses problemas foram resolvidos.
O vendedor pode examinar as anotações antes de entrar em uma reunião com um grande cliente em potencial. Eles podem acessar notas de detalhes pessoais sobre a pessoa, quais contatos anteriores tentaram que falharam ou o que já foi prometido.
Um cliente que se sente importante e ouvido tem muito mais probabilidade de fazer negócios com você do que aquele que sente que está começando do zero todas às vezes.
Automatize tarefas diárias
Algumas tarefas são repetitivas e tomam tempo da equipe. Um bom sistema de CRM automatiza processos e libera tempo para empreendimentos mais criativos. Pense nas etapas de captura de clientes, como preencher um formulário, enviar um relatório e descobrir a fase da jornada onde esse prospect se encontra.
Um CRM assume o gerenciamento de muitas dessas tarefas e acelera todo o processo. Use o tempo extra para procurar novos clientes, treinar melhor seus funcionários ou adicionar novos elementos ao que você já oferece.
As ferramentas de CRM substituem as atividades diárias redundantes por fluxos de trabalho automatizados, economizando tempo e simplificando as operações de vendas em grande parte. A opção mobile permite maior flexibilidade e fácil acesso às informações dos clientes a qualquer hora e em qualquer lugar.
Um estudo recente mostra que 3 em cada 10 representantes de vendas relatam melhora na produtividade em 20% com o uso do software de CRM.
Melhore a conversão de leads
Como o sistema de CRM automatiza as tarefas rotineiras e repetitivas, os profissionais de vendas podem se concentrar nas tarefas periféricas e gastar seu tempo vendendo.
Os dados coletados podem oferecer suporte para supervisionar alocações de vendas, capturar acordos que ainda não foram fechados e melhorar estratégias para otimizar os ciclos de vendas.
O CRM pode monitorar e avaliar os leads recebidos e alocar os leads mais promissores ao comercial para fechar a venda. Com esse software, a equipe de vendas pode promover uma colaboração eficaz entre eles, organizando tarefas.
Conclusão
As empresas de mídia que estão considerando o cliente no centro de seus negócios, devem investir em um CRM, pois é a maneira mais rápida de aumentar as vendas e as receitas.
Felizmente, os benefícios acima mencionados do CRM fazem você entender que o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente não é mais uma solução opcional, mas essencial para os seus negócios.
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